Candidaturas Abertas

INTERNACIONALIZAR 2020 - PROJETOS INDIVIDUAIS

Data de Início
2015/03/27
Data de Fim
2020/12/31
Tipologias de operações e modalidade de candidatura
São suscetíveis de financiamento os projetos de promoção da internacionalização que visem: 
  • O conhecimento de mercados externos;
  • A presença na web, através da economia digital, incluindo designadamente o lançamento de catálogos virtuais de bens e serviços;
  • O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  • A prospeção e presença em mercados internacionais;
  • O marketing internacional;
  • A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
  • As certificações específicas para os mercados externos.
Beneficiários
Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Área geográfica de aplicação
Região Autónoma da Madeira.
Âmbito setorial
São elegíveis projetos em todas atividades económicas, com especial incidência para aquelas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis ou contribuam para a cadeira de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral.

Estão excluídos os projetos que incidam nas seguintes atividades (de acordo com a CAE):
  • Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio – divisão 35, com exceção das energias renováveis incluída na subclasse 35113;
  • Captação, tratamento e distribuição de água – divisão 36;
  • Promoção Imobiliária - divisão 411;
  • Transportes por água, aéreos e atividades postais e de courier – divisões 49, 50, 51 e 53, com exceção do grupo 501;
  • Rádio e televisão e telecomunicações - divisões 60 e 61;
  • Financeiras e de seguros – divisões 64 a 66;
  • Atividades Imobiliárias – divisão 68;
  • Veterinárias – divisão 75;
  • Apoio social – divisões 87 e 88;
  • Lotarias e outros jogos de aposta – divisão 92;
  • Outras atividades de serviços – divisões 94 e 97 a 99.
Despesas elegíveis
Aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais, integrados no conceito de “inovação organizacional”:
  • Equipamentos, na medida em que forem utilizados no projeto;
  • Software relacionado com o desenvolvimento do projeto;
  • Custo com a contratação de um máximo de dois novos quadros técnicos por projeto, com nível de qualificação igual ou superior a 6, nos termos definidos no anexo II da Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho, afetos exclusivamente ao projeto e durante a execução do mesmo;
Participação em feiras e exposições no exterior:
  • Custos com o arrendamento de espaços, incluindo os serviços prestados pelas entidades organizadoras das feiras, nomeadamente os relativos aos consumos de água, eletricidade, comunicações, inserções em catálogo de feira e os serviços de tradução/intérpretes;
  • Custos com a construção do stand, incluindo os serviços associados à conceção, construção e montagem de espaços de exposição, nomeadamente aluguer de equipamentos e mobiliário, transporte e manuseamento de mostruários, materiais e outros suportes promocionais;
  • Custos de funcionamento do stand, incluindo os serviços de deslocação e alojamento dos representantes das empresas e outras despesas de representação, bem como a contratação de tradutores/intérpretes externos à organização das feiras.
Serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, relacionados com:
  • Prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores para conhecimento da oferta do beneficiário, realizadas em território nacional ou internacional;
  • Ações de promoção realizadas em mercados externos, designadamente assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria de mercado e assistência técnica à preparação de eventos;
  • Campanhas de marketing nos mercados externos, que compreende a contratação de serviços nas áreas de mailing e telemarketing, publicidade e meios de comunicação especializados;
  • Custos com a entidade certificadora e com a realização de testes e ensaios em laboratórios acreditados;
  • Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas;
  • Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de “software as a service”, criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
  • Custos com a elaboração de propostas de serviços/fornecimentos no âmbito da contratação pública internacional;
  • Estudos, diagnósticos e auditorias para o conhecimento dos mercados alvo e da estratégia de internacionalização;
  • Custos com o projeto de design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
  • Custos com o desenvolvimento de software e redesenho de processos adequados ao processamento da informação e das infraestrutura de rede local;
  • Custos com a intervenção do Técnico Oficial de Contas ou Revisor Oficial de Contas na validação da despesa dos pedidos de pagamento até ao limite de € 3.000 por projeto;
  • Custos com a elaboração da candidatura e planos de negócios diretamente relacionados com a conceção, implementação e avaliação do projeto até ao limite de € 5.000.
  • Obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade industrial.
Taxas de financiamento das despesas elegíveis
A taxa de incentivo a conceder é de 30% das despesas elegíveis, podendo ser acrescida das seguintes majorações:
  • 10% para projetos apresentados por PME;
  • 10% para projetos que contribuam para o aumento da notoriedade internacional da RAM enquanto região turística.
Forma e Limites dos Apoios
Incentivo não reembolsável, com o limite de 250.000 euros.
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