Candidaturas Abertas

NÚCLEOS DE I&D EM COPROMOÇÃO

Data de Início
2016/04/08
Data de Fim
2016/06/30
Documentos
Tipologias de operações e modalidade de candidatura
  • Projetos em copromoção, liderados por uma PME, visando a constituição e dinamização de estruturas I&D de forma colaborativa, assentes no estabelecimento de parcerias estratégicas de médio e longo prazo entre diferentes atores do sistema de I&I tendo como objetivos principais a cooperação na identificação de desafios – planeamento conjunto de atividades para desenvolvimento de novas tecnologias - na definição de projetos, na realização de ações de prospetiva tecnológica de longo prazo, no desenvolvimento de estudos de viabilidade tecnológica, a partilha de recursos e infraestruturas e a mobilidade e/ou intercâmbio de recursos humanos qualificados entre empresas ou entre estas e organismos de I&D, com vista à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento, e tendo por base planos de atividades partilhados.
Beneficiários
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica e entidades não empresariais do sistema de I&I.
Área geográfica de aplicação
  • NUTS II do Continente.
  • A localização do projeto corresponde à região onde irá ser realizado o investimento.
Âmbito setorial
  • São enquadráveis projetos inseridos em todas as atividades económicas, com especial incidência para aquelas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis ou contribuam para a cadeia de valor dos mesmos.
  • O conceito de bens e serviços transacionáveis inclui os bens e serviços produzidos em setores expostos à concorrência internacional e que podem ser objeto de troca internacional demonstrado através de:
    • Vendas ao exterior (exportações);
    • Vendas indiretas ao exterior, de bens a clientes no mercado nacional, quando estas venham a ser incorporados em outros bens objeto de venda ao exterior;
    • Prestação de serviços a não residentes, devendo este volume de negócios encontrar-se relevado enquanto tal na contabilidade da empresa;
    • Substituição de importações, aumento da produção para consumo interno de bens ou serviços com saldo negativo na balança comercial (evidenciado no último ano de dados estatísticos disponível).
Critérios de seleção das candidaturas
  • A metodologia de cálculo para seleção e hierarquização dos projetos é baseada no indicador de Mérito do Projeto (MP), determinado pela seguinte fórmula:
    MP = 0,3 A + 0,2 B + 0,2 C + 0,3 D
    em que:
    A = Qualidade do projeto;
    B = Impacto do projeto na competitividade da empresa;
    C = Impacto na economia;
    D = Contributo do projeto para a competitividade regional.
  • Para efeitos de seleção, consideram-se elegíveis os projetos que obtenham uma pontuação final de MP igual ou superior a 3,00 e as seguintes pontuações mínimas nos critérios:
    • Critério A – 3,00 pontos;
    • Critério B – 2,00 pontos;
    • Critério C 2,00 pontos;
    • Critério D 2,00 pontos.
Forma e Limites dos Apoios
  • Incentivo não reembolsável.
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