Programas Operacionais

EIXO II - REFORÇO DA COMPETITIVIDADE DAS PME E REDUÇÃO DE CUSTOS PÚBLICOS DE CONTEXTO

Objetivos
  • Capacitar as empresas para a Internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações
  • Capacitar as PME para o desenvolvimento de bens e serviços
  • Promover o empreendedorismo qualificado e criativo
  • Reduzir custos de contexto e melhorar a eficiência da Administração PúblicaObjetivosCapacitar as empresas para a Internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações
  • Capacitar as PME para o desenvolvimento de bens e serviços
  • Promover o empreendedorismo qualificado e criativo
  • Reduzir custos de contexto e melhorar a eficiência da Administração Pública
Tipologias de Projetos a apoiar
  • Ações de promoção e marketing internacional e ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados, incluindo a utilização de canais digitais e privilegiando os mercados/segmentos não tradicionais;
  • Aquisição de serviços de consultoria na área de prospeção de mercado;
  • Prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados;
  • Processos colaborativos de internacionalização, de partilha de conhecimento e de capacitação para a internacionalização (e.g desenvolvimento de plataformas de conhecimento sobre mercados externos);
  • Promoção internacional (e.g. campanhas promocionais) integrada da oferta portuguesa de bens e serviços;
  • Qualificação das PME;
  • Projetos simplificados de inovação, limitado a empresas que não tenham, projetos de investimento apoiados na área da qualificação/inovação, visando o apoio à aquisição de serviços de consultoria de inovação, (atividades de consultoria de gestão, assistência tecnológica, economia digital, consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação).
  • Investimento produtivo, de natureza inovadora (e.g. ao nível de produto, de processo ou organizacional);
  • Promoção e demonstração de sistemas de gestão e certificação em IDI; 
  • Disseminação de sistemas de innovation scoring com vista à caraterização e classificação da inovação em Portugal e adoção de práticas de inovação sistemática por parte das empresas);
  • Promoção de boas práticas de cooperação e coopetição entre PME;
  • Promoção de iniciativas (não regulares) que potenciem a obtenção e produção de informação económica sobre setores, mercados e financiamento em áreas estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo.
  • Deteção, estímulo e apoio ao espírito empresarial e à criação de empresas;
  • Reforço e apoio das redes de suporte ao empreendedorismo.
  • Empreendedorismo que combine financiamento com capacitação de gestão
  • Promoção de uma Administração e serviços públicos em rede (serviços online, desmaterialização e reengenharia dos processos de frontoffice e backoffice que lhe estão diretamente associados, interoperabilidade de plataformas de suporte), suportada em investimento em equipamento, desenvolvimento de sistemas informáticos, serviços associados a processos de reengenharia e simplificação dos processos e ações de sensibilização e informação nas seguintes áreas:
  • Disponibilização de serviços públicos integrados totalmente online, com recurso à identificação eletrónica;
  • Novos modelos de atendimento da Administração Pública, designadamente: integração dos sistemas tecnológicos de prestação de serviços públicos disponibilizados (quando desenvolvidos pela Administração Central); o desenvolvimento e a gestão dos backoffices necessários ao bom atendimento dos cidadãos e dos agentes económicos; o apoio de 2.ª linha, nomeadamente dedicado aos mediadores de atendimento digital;
  • Disponibilização de serviços online em dispositivos móveis com recurso à identificação eletrónica (e.g. Chave Móvel Digital);
  • Reengenharia, simplificação e desmaterialização dos processos de interação entre a Administração e os cidadãos e empresas, de suporte à prestação de serviços públicos, criando as condições de acesso através da identificação eletrónica;
  • Reengenharia, simplificação e desmaterialização de processos internos que promovam ganhos de eficiência na Administração, em particular os implementados segundo uma lógica de integração transversal (multissetorial e/ou multinível);
  • Desenvolvimento de infraestruturas tecnológicas integradas de suporte (e.g. desenvolvimento e integração de sistemas internos e de backoffice entre diferentes áreas setoriais e níveis de administração);
  • Disponibilização dos serviços eletrónicos nos pontos únicos de contacto com recurso a tecnologias multicanal, numa lógica integrada e interoperável, para atendimento e/ou comunicação dentro da Administração Pública e entre a Administração Pública e os cidadãos e empresas, com recurso à identificação eletrónica.
  • Apoio à cooperação e à articulação entre serviços em rede e serviços TIC, através do desenvolvimento de projetos de Governo eletrónico (e-Gov) integrados e/ou interoperáveis, bem como de projetos de melhoria de interface web entre o Estado e os cidadãos e agentes económicos, através do investimento em equipamento, desenvolvimento de sistemas informáticos, serviços associados a processos de reengenharia e simplificação dos processos e ações de sensibilização e informação nas seguintes áreas:
  • Utilização de plataformas transversais de suporte à prestação de serviços eletrónicos;
  • Assegurar a interoperabilidade entre os vários sistemas de informação da Administração Pública;
  • Consolidação de mecanismos de autenticação eletrónica, destinados a dispositivos móveis (e.g. Chave Móvel Digital);
  • Implementação das prioridades definidas a nível europeu para a área da administração eletrónica (na ligação da administração aos cidadãos e empresas);
  • Desenvolvimento de soluções de comunicação integradas, que assegurem a conetividade entre serviços da Administração Pública, com base em mecanismos de segurança adequados, numa ótica de racionalização das infraestruturas e/ou serviços de comunicações do Estado
  • Implementação de soluções TIC comuns e criação e disseminação de serviços partilhados 
Beneficiários
  • PME 
  • Entidades Públicas e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos no âmbito de projetos conjuntos com PME
  • Entidades e Agências Públicas e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos com âmbito de atuação no desenvolvimento de atividades para empresas
Candidaturas Abertas
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