Programas Operacionais

MEDIDA 8 - PROTEÇÃO E REABILITAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS

Florestação de terras agrícolas e não agrícolas
  • Promover a florestação de terras agrícolas e não agrícolas, melhorando os ecossistemas através da constituição de zonas arborizadas com espécies be adaptadas às condições locais que contribuam para o aumento da capacidade de sequestro de carbono e para a proteção dos recursos naturais (solo, da água, do ar e da biodiversidade).
Instalação de Sistemas Agroflorestais
  • Promover a criação de sistemas agroflorestais, nomeadamente montados, sistemas que combinam a silvicultura com práticas de agricultura extensiva, reconhecidos pela sua importância para a manutenção da biodiversidade e pela sua adaptação às áreas com elevada suscetibilidade e desertificação.
Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos
  • Intervenção ao nível das explorações florestais e agroflorestais - prevenção e defesa da floresta contra agentes bióticos e abióticos, incluindo sinalização de infraestruturas.
  • Intervenção com escala territorial relevante - Prevenção contra agentes bióticos e instalação de moscaicos de parcelas de gestão de combustível, incluindo sinalização de infraestruturas.
Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos
  • Intervenção ao nível das explorações florestais e agroflorestais - restabelecimento de povoamentos florestais afetados por agentes bióticos e abióticos.
Melhoria da resiliência e do valor ambiental das florestas
  • Intervenção ao nível das exportações florestais e agroflorestais - adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos, promoção dos serviços de ecossistema (ar, água, solo e biodiversidade) e melhoria da provisão de bens públicos pelas florestas
  • Intervenção com escala territorial relevante - Reabilitação de povoamentos identificados pela entidade competente como estando em más condições vegetativas potenciando riscos ambientais graves, designadamente, manchas de povoamentos florestais resultantes de regeneração natural após incêndio com densidades excessivas, povoamentos de quercíneas, ou outras espécies, em processo de declínio e povoamentos instalados em condições ecologicamente desajustadas.
Melhoria do valor económico das florestas
  • Promoção de ações que visem aumentar o valor económico e a competitividade dos produtos florestais lenhosos e não lenhosos, apoiando sistemas que assegurem a harmonização da produção com a manutenção da biodiversidade e salvaguarda de valores ambientais, tendo em conta os princípios de gestão florestal sustentável.
  • Incentivos à produção de plantas desde que destinados às necessidades da própria exploração florestal.
  • Apoio à recuperação de povoamentos em manifesta subprodução, através da sua substituição por plantas melhor adaptadas às condições locais. Através da utilização de novas teconologias que assegurem o sucesso da rearborização, ou ainda através da relocalização geográfica do povoamento em estação adequada, apoiando-se o arranque de espécies implantadas em locais desadequados.
Gestão de recursos cinegéticos
  • Apoios a projetos destinados à melhoria do ordenamento dos recursos cinegétidos em espaços florestais, que correspondam a intervenções com escala territorial relevante, através da preservação e melhoria de habitats e de infraestruturas que promovam a uilização pública sustentável desses espaços e a prossecução dos objetivos de dievrsificação e melhoria da qualidade dos serviços na área do lazer e do turismo, designadamente nos sítios Rede Natura 2000 e Áreas Protegidas conexos com a atividade cinegética.
Gestão de recursos aquícolas
  • Apoios a projetos destinados à melhoria do ordenamento dos recursos dulçaquícolas em espaços florestais, que correspondam a intervenções com escala territorial relevante, através da preservação e melhoria de habitats e de infraestruturas que promovam a utilização sustentável desses espaços e a prossecução dos objetivos de diversificação de atividades e melhoria dos espaços de pesca desportiva.
Candidaturas Abertas
A Forum Projecto é uma empresa integradora de serviços de consultoria nos domínios estratégico, financeiro, de gestão e de apoio ao investimento e à reestruturação.

Planos de Recuperação de Empresas e de Particulares, Elaboração do Plano de Negócios da Empresa, Estudos Económico-Financeiros, Projetos de Investimento.
Subscreva a nossa Newsletter!
Contacte-nos
Av. Dr. Lourenço Peixinho
Edifício 15, 3º G
3800-164 Aveiro

Tel.: 234 371 181
(Chamada para a rede fixa nacional)

Fax: 234 371 188

geral@forumprojecto.com

Azulzen

Copyright 2015 - 2022 | All Rights Reserved